28 outubro 2015

A adolescência em diferentes épocas

Olá! Você já parou e se perguntou como era o comportamento dos adolescentes em épocas diferentes da sua? Como se vestiam no período das guerras, quais eram seus hobbies  na década de 60, como passavam o tempo na ditadura, quais músicas ouviam ou por quais experiências passaram? Nós do Diário Adolescente fizemos um "túnel do tempo" pontuando alguns acontecimentos importantes ao longo dos anos, para que assim você possa imaginar como era a vida dos adolescentes no passado. Vamos lá?


Na primeira guerra mundial






Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo. Imagine que adolescentes, sem ter escolha eram convocados a ingressar nesse mar de sangue.






Adultos e Adolescentes em fabrica de armamento. 

Na segunda guerra mundial


Adolescentes em combate.

Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolveu mais de setenta nações, opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, estendendo-se até 2 de setembro de 1945.
Esta guerra mobilizou mais de 100 milhões de militares, e acarretou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (cerca de 2% da população mundial da época), a maior parte foram civis. É considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade.

E acredite, você agradeceria por não ser judeu.

Adolescentes em campo de concentração

Merece destaque a jovem Anne Frank, cujo diário foi escrito durante o período da guerra e publicado posteriormente. Até hoje o livro arranca lágrimas de muitas pessoas e nos dá uma ideia mais vívida daquela época.

A lendária Anne Frank e seu diário.

Na ditadura militar


Adolescentes e jovens sendo reprimidos.

Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

Você gosta da sua liberdade de expressão? Dê valor à ela, eles não tinham .

Adolescentes e jovens indo as ruas por direitos

Mas lutaram para que nos tivéssemos voz!

Na década de 70

Depois de anos de repressão, os jovens manifestaram na moda a liberdade que tanto queriam.

O Classic Rock influenciou de maneira decisiva os anos 70


O movimento hippie também teve grande peso



Na década de 80 (década de ouro)



No segmento musical jovem, nunca o rock foi tão diversificado e  se confundiu tanto com o gênero pop, como nesta década. Tanto no exterior como aqui. Os sucessos iam do new wave de Talking Heads e B-52’s ao gótico de Siouxsie & The Banshees e The Cure, passando pelo rock alternativo de The Smiths e U2, o eletrônico de New Order e Depeche Mode e o pop-rock brasileiro de Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Titãs. Já a música pop reinava nas vendagens e na parada de sucesso comandada pelos fenômenos Michael Jackson e Madonna.
Aids potencializa preconceitos e  alarma a comunidade mundial.

Mas nem tudo foi diversão. O avanço da Aids potencializou preconceitos e intolerâncias, a ascensão de uma mentalidade ultraliberal na economia foi comandada pelos governos conservadores de Ronald Reagan nos EUA e Margaret Thatcher no Reino Unido, e a Guerra Fria manteve a paranoia do holocausto nuclear. A juventude passou a ter um valor dominante e todos saíram em busca dela. Parte dos adolescentes aderiu aos princípios da “geração saúde” e muitos dos adultos passaram a tentar parecer e se comportar como jovens.






Na década de 90

 

A década de 90 começa com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet.
A música pop mundial perdeu pontos principais, como o ritmo, por exemplo. O que fez sucesso realmente foi o Hip Hop, Rapcore e principalmente o Grunge, bandas de destaque dessa década foram: Nirvana, Alice in Chains, Rage Against The Machine, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Foo Fighters, Soundgarden, Stone Temple Pilots, The Smashing Pumpkinsque, sucessos que duraram até o final da década, dando influência a outras bandas que dominam até hoje o mundo musical como Linkin Park(Também fundada nos anos 90) e Coldplay.





Anos 2000




O bruxo mais famoso da terra.
A literatura sendo trazida para as telonas com enorme frequência como as continuações de Harry Potter, A Saga Crepúsculo (que popularizou um novo tipo de vampiros em 2009), Marley & Eu, O menino do pijama listrado, O Senhor dos Anéis, além do desfecho da saga Star Wars.
A Disney traz de volta os musicais com High School Musical (1, 2 e 3) lançando novos astros como Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale e acumulando milhões em produtos e com fãs em todo o mundo.
O triângulo amoroso da saga Crepúsculo
O filme Transformers baseado na série de desenho e brinquedos, teve sucesso levando à continuação Transformers: Revenge of the Fallen em 2009 e posteriormente, Transformers 3: The Dark of the Moon.
O cinema em 3D fica mais popular e acessível.




No dia 25 de Junho de 2009 morre o cantor Michael Jackson
Fãs prestam homenagem no velório de rei do pop.
Emergem cantoras que vendem milhões de cópias e difundem o pop, como Christina Aguilera  e Britney Spears.
Christina Aguilera
Britney Spears



Em 2003 a cantora Amy Winehouse começa a fazer sucesso em Camdem (sua terra natal), e logo após mundialmente.
Popularização da TV por assinatura.
A TV digital é implantada no Brasil, apesar de ser facultativa até 2016.
PlayStation 3 em  2006


A indústria dos jogos eletrônicos desbanca Hollywood, assumindo em alguns momentos o posto de indústria do entretenimento mais cara, sofisticada e lucrativa.
Os jogos eletrônicos começam a ser encarados como um tipo de arte, com alguns como Bioshock ganhando prêmios em revistas e publicações de diferentes ramos artísticos.
Nascimento dos jogos que envolvem a união familiar e exercícios físicos, através do console de mesa Wii e do acessório Wiifit da Nintendo.



Na década de 2000 a moda foi se simplificando, com blusas de cor única e cabelos onde o liso reinava.

É lançada a moda das calças Saint-Tropez (de cintura baixa), e também as calças com o joelho rasgado que se tornam sucesso entre o público adolescente.
No público masculino vem os camisões praianos estampados ou de uma única cor, os cabelos moicanos ou pigmaleão - muitas vezes com luzes - e o uso de acessórios metálicos.


No final da década a moda entra num momento retrô, voltam a se usar roupas com mais cores, também ocorre a volta das calças acima do umbigo e justas, principalmente no público feminino, lembrando a moda brega dos Anos 80 e da primeira metade dos Anos 90 . Esses estilos tomariam mais força e se tornariam símbolo da década seguinte, a década de 2010.

E agora a atualidade...  Nossa realidade daqui a alguns anos será ultrapassada por novas tecnologias, tendências e formas de pensamento, então lembre-se de aproveitar sua adolescência, afinal, o tempo não volta. Esperamos que tenham gostado, até a próxima!
Ector

Espero que tenha gostado deste post,comenta ae, abaixo temos outros que você pode se interessar;

Posts Relacionados