10 julho 2013

Xôo Espinhas já!

Elas são um problema que assolam pessoas  de todas as idades e mexem com nossa auto-estima.
Basta estarmos animados para irmos a alguma festa ou lugar e lá estão as  malditas enchendo o saco ,e estragando nossa beleza sensual sem vulgaridade,elas as espinhas quem nunca quis ser livre destas  pragas!
É tiro e queda: é só você ter uma balada no fim de semana que na sexta-feira aparece uma espinha bem no meio da sua testa!

Apos pesquisas de nossa equipe e muito estudo,na biologia, achamos dicas que irão te ajudar na luta conta  as bolsas de maionese(espinhas),e também na luta contra os cravos:

Existe diferença entre cravo e espinha?
Funciona assim: a pele tem milhares de buracos conhecidos como poros, por onde passam o suor e o sebo (gordura produzida pelo corpo para proteger a pele). E o cravo é um poro entupido.
Já a espinha aparece quando o cravo acumula secreções, o que faz o poro inchar e sofrer uma inflamação. Mas nem todo cravo vira espinha. Ainda bem né se não seriamos um choquitos ambulantes.

Segundo Luciana Molina, esteticista e dermatologista, a diferença entre cravo e espinha é que o primeiro é uma lesão inicial do processo de acne, ou seja, entupimento de uma glândula sebácea. Quando ocorre a inflamação, com o aparecimento de bactérias, chama-se espinha.
O folículo onde o pelo nasce é uma espécie de casulo. Ligada a ele, está a glândula sebácea, que produz um líquido formado por óleos – uma “sopa” que as bactérias adoram e serve para que elas se nutram, reproduzam e multipliquem. A quantidade de sebo aumenta, mistura-se ao pus (resultado da digestão dos micro-organismos) e aí surge a inflamação, que é a espinha. Por conta disso, a pele pode ficar avermelhada e dolorida.
No caso dos cravos, não há a presença de bactérias. Em uma pele com poros abertos e dilatados, o sebo entra em contato com o ar, oxida e aparece como um pontinho preto.

O que causa a acne?

Os quatro elementos básicos que envolvem a formação da acne são: queratinização anômala (ou seja, o padrão de formação da queratina nos poros é alterado); hipertrofia das glândulas sebáceas devido à atividade e estímulo dos andrógenos (hormônios masculinos), tornando-as maiores que o usual; a proliferação de micro-organismos que provocam a inflamação característica da acne, sendo o propionibacterium acnes (um tipo de bactéria) o agente infeccioso mais comumente envolvido. Por sua vez, a atividade de bactérias nessa produção excessiva de sebum (o sebum é uma mistura de lípideos, ou seja, "gorduras" como ácidos graxos e colesterol) libera substâncias irritantes, que causam a inflamação.
Clique na imagem abaixo :

Como remover as espinhas que já temos?

1 – Limpe seu rosto

2 – Abra os poros. Pegue uma toalha  molhe ela e coloque no microondas dobrada e deixe por 1:30.Retire e coloque no rosto. Deixe um ou dois minutos. Tome cuidado para que a temperatura não queimar.

3 – Coloque uma luva pode ser de lã,mas tem que estar limpa,limpissima! Isso evita que as unhas causem danos a sua pele. Suas mãos devem estar limpas e secas. Certifique-se de usar as pontas dos dedos as unhas.

4 – Vá para apertar a espinha que você quer remover. Aperte delicadamente, não coloque demasiada pressão. Se você sentir a pele muito irritada parar em outro momento você pode extrair mais.

5 – Apos remover as espinhas e cravos aplique no local água oxigenada 10 volumes (não a de descolorir o cabelo),ou também pode usar álcool,molhe um chumaço de algodão e aplique cada vez que retirar uma espinha no local,isso vai limpar sua pele de micro-organismos como bactérias por exemplo

Como prevenir as próximas que poderão vir?
1- lave o rosto três vezes por dia ,ao acordar apos o almoço e antes de dormir.

2-faça uma esfoliação por semana,você pode fazer uma que indicamos,pegue meia xícara de açúcar  e coloque  3 colheres de sabonete liquido,mexa apos se tornar uma pasta coloque no rosto e deixe agir por 10 minutos.

3-faça uma vez a cada 15 dias uma mascara removedora de espinhas e cravos.
Ingredientes: 1 colher de leite + 1 colher de gelatina sem sabor. Modo de usar: Misture os dois ingredientes e aqueça-os no microondas ou fogão por 10 segundos. Aplique no rosto com pincel ou com o dedo e espere a máscara secar, depois vá tirando.cravos sairão e sua pele ficara limpinha.

4- Evite qualquer produto que tenha óleo em sua composição

5- Aumente o consumo de verduras de cor verde-escura. Brócolis, couve, rúcula, espinafre e outras são ideais, pois são ricas em vitamina A, que reduz a produção de sebo.

6-Abuse da água, sucos e chás: A hidratação é fundamental para o equilíbrio do metabolismo, além de diminuir processos inflamatórios como os da acne.

7- Evite comidas gordurosas: Esse tipo de alimento ajuda a inflamar mais a pele e acaba permitindo o aparecimento da acne intensa.

8- Use produtos secativos quando alguma acne aparecer, pois o secativo pode ajudar a diminuir a inflamação e a dor da acne.

Curiosidades:

- Passar pasta de dente no rosto realmente seca espinha, mas não é legal usar por ter substâncias químicas que não são ideais para a pele. Vale a pena investir em géis secativos para as situações de emergência.

- Teoricamente, comer chocolate pode influenciar o aumento da acne, mas somente em grandes quantidades. O ideal é ter uma alimentação balanceada e evitar comidas gordurosas, como doces e frituras.

- Pele com acne não é sinal de pele suja, apesar do aspecto gorduroso que fica na pele. Existem diversos fatores que causam espinhas, como problemas hormonais, que não estão relacionados à sujeira.

- Acne não é contagiosa. =)

- Espremer as espinhas não ajuda a acabar com a acne. Segundo o Dr. Fernando Bezerra, espremer as espinhas só traz cicatrizes que vão durar a vida toda.

- É possível tratar as cicatrizes de acne com tratamentos que estimulam a renovação da epiderme, como peelings, mas esses tratamentos costumam ser bem caros. O ideal é sempre evitar que as marquinhas surjam.
Não deixe a acne povoar sua pele nunca mais!
Ector

Espero que tenha gostado deste post,comenta ae, abaixo temos outros que você pode se interessar;

Posts Relacionados